Síndrome do Ovário Policístico



  Você sabe o que é essa imagem abaixo? Não, isso não é um ultrassom de uma gravida, e sim o Ovário esquerdo de uma mulher que sofre a síndrome do Ovário Policístico. O que eu e cerca de 20% das mulheres que estão em idade de reprodução tem. 



Comum em mulheres que estão na fase reprodutiva, o ovário policístico é um distúrbio no qual interfere o processo normal de ovulação, pois ele causa desequilíbrio hormonal que faz com que cistos sejam formados. As mulheres que portam a síndrome, os cistos permanecem e modificam a estrutura do ovulo, tornando o ovulo ate três vezes maior. Com isso o corpo feminino começa a criar hormônios masculinos (androgênios) em excesso e também passa a ovular com uma menor frequência, e claro terá seus ciclos irregulares.


FONTE: Internet


Origem
Tudo indica que em partes ela tem origem genética, pois mulheres da mesma família, digo, irmãs ou filhas da mesma mulher portadora da síndrome, tem 50% de chances de desenvolve-la. Tudo indica que a produção de insulina em excesso que ela produz está associada a sua origem, pois o aumento da quantidade dessa substancia no sangue, provoca o desequilíbrio hormonal.

Mas quais são os sintomas dessa coisa?
Como já havia falado antes, ovário policístico cria ciclos irregulares, menor frequência de ovulação, e caso você queira engravidar terá que fazer tratamento. A síndrome também favorece com que se desenvolva doenças cardiovasculares, diabete tipo 2 e obesidade.
Por ter excesso de hormônios masculinos, vários sinais são observados e alguns deles são:
-Crescimento anormal de pelos nas regiões pubianas, seios, queixos e buço;
-Queda de cabelo;
-Aumento da oleosidade da pele e com isso aparecimento de cravos e espinhas;
-Aumento de peso;
-Manchas na pele, principalmente nas axilas e atrás do pescoço.

Diagnostico
Para ter um diagnostico você terá que fazer uma avaliação completa, no meu caso eu fiz vários ate realmente descobrir o que eu tinha, e alguns deles excluiu a possibilidade de ter problemas com a tireoide ou glândula suprarrenal. Os médicos costumam pedir alguns exames para fornecer um diagnostico certo e investigar certinho as causas da irregularidade menstrual e alguns desses exames são:
Dosagem de hormônios FSH, LH, Estradiol, TSH, SDHE, testosterona total, 17-OH progesterona
Curva de insulina associada a curva de glicemia
E o ultrassom pélvico

No meu caso o que eu acabei descobrindo realmente o que eu tinha foi com o ultrassom pélvico.

Tratamento:
A síndrome pode ser controlada com medicamentos e estes variam de acordo com os sintomas da paciente e suas complicações. Geralmente utilizam anticoncepcionais, como pílulas, que diminuem os níveis de hormônios masculinos e de insulina.


Muito cuidado meninas, pois muitas vezes achamos que estamos apenas engordando um pouquinho mas na verdade é o policisto começando a se apresentar no seu organismo. Bom, comigo foi assim, comecei a engordar a um ano atrás, e de lá pra cá mesmo com dietas e atividades físicas não consigo controlar meu peso, engordei quase 12 kg. Minha menstruação parou de vir a 5 meses atrás e acabei passando no medico só agora e descobri que tinha síndrome do ovário policístico. Agora estou em tratamento para poder conseguir voltar a ter meu organismo de um jeito mais “normal” e tentar voltar meu peso para o que era antes.

You Might Also Like

0 comentários