Saúde da Mulher: Pilula do dia seguinte



Hoje o tema é mais complexo,pois fala sobre a pílula do dia seguinte. Vou estar falando como funciona, quando precisa ser usada e quando NÃO precisa.
Ok, vamos lá. Lembrando que aqui o que eu escrevo é tudo a base de pesquisas, não só no Google, mas também com Médicos e Ginecologistas que já passei.

Existem muitos métodos anticoncepcionais que habitualmente podemos usar em uma relação sexual, o mais comum é a camisinha masculina (que é distribuído na Rede Publica de Saúde), mas por motivos diversos,milhares de mulheres acabam tendo a relação sexual sem usar método nenhum e passam a estar sob o risco de uma gravidez indesejável ou ate mesmo o risco de uma DST (Doença sexualmente transmissível). Para o caso da gravidez indesejável tem um ultimo metodo, mas como disse, é o ultimo do ultimo mesmo!



A Pílula do dia seguinte é para ser usado como modo de emergência, é para ser usado ocasionalmente, como disse, em uma emergência. Essa pílula de forma alguma deve ser usada habitualmente, substituindo os métodos tradicionais de controle, pois a pílula do dia seguinte é uma bomba de hormônios, que se usada direto te trará complicações, e grandes prejuízos a saúde mais para frente.


Qual o limite para se tomar a pílula?

Após a Relação sexual desprotegida, o prazo para tomar a pílula é de 72 horas (3 dias), porém cada dia que se passa ela tem um"poder" menor, a eficácia se reduz.

Quais as contradições da pílula?

Mulheres com distúrbios metabólicos, é importante conversar com um medico antes de tomar a pílula.

Pode tomar mais de uma vez por mês?

Não, é recomendável tomar só em emergência mesmo, já em alguns sites que pesquisei dizem que no máximo que se pode tomar é 2 por ano ou seja,um período de no mínimo 6 meses. Sem se falar que cada vez que você toma ela perde um pouco mais do efeito, ou seja aumenta o risco de gravidez.

A pílula do dia seguinte é abortiva?

Não,pois a pílula bloqueia a ovulação, retarda a liberação do ovulo, evitando a fertilização.
"A pílula não deixa formar o embrionário gravidico (camada que recobre o útero para receber o ovulo fecundando e cuja descamação dá origem a menstruação)" Dr. Drauzio Varella
A pílula só impede que a ovulação seja feita, caso já tenha um embrião formado no útero a pílula não serve de nada.

Preciso de receita para comprar?

Não é necessário, você consegue até em postos de saúde. Caso não encontre  no posto de saúde, em qualquer farmácia você consegue comprar, o custo é de 10,00 por embalagem com duas pilulas.
Nos postos de saúde, qualquer enfermeiro ou medico de plantão consegue te fornecer a pílula, e caso você seja menor de idade, não é necessário estar com um responsável.




Resumão:

A pílula é para ser usada como ultimo plano, ou como dizem nos EUA, "plano B", pois ela te traz alguns malefícios à saúde, um deles é tendo problemas para engravidar (dependendo do organismo da pessoa) ou então tomando a pílula demais pode ocorrer uma gravidez indesejável, pelo fato de diminuir a eficácia. Caso você queira tomar uma pílula diariamente, para ter uma proteção mais certificada, é bom passar primeiro com um medico, para ele te indicar uma boa pílula diária.

A pilula do dia seguinte é para ser tomado em até 72 horas(3 dias) após a relação sexual com 88% de chances de ser eficaz.
A Pílula custa em torno de 10,00 reais a 20,00 reais. E no máximo que é para ser tomada no ano é de 2 vezes e em um período de no mínimo de 6 meses, ou se for possível em nenhuma vez.


Bom, se vocês tiverem alguma duvida sobre isso,aconselho a ir em um medico ginecologista. Beijos xuxus!

You Might Also Like

0 comentários